sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ouça mais!



Há muito tempo tenho reparado como temos problemas em nos calar em alguns momentos e ouvir o que o outro tem a dizer. Diariamente vejo alguém dizendo "sim, eu sei", "sim, entendi" e interrompendo uma explicação de um assunto que, na verdade, essa pessoa não sabe absolutamente nada. Esse exemplo se repete no trabalho, na rua, com amigos, desconhecidos, em casa, em todo lugar... E confesso, isso me irrita muito.

Eu não sou do tipo de pessoa que fala pelos cotovelos com qualquer um e às vezes falo até menos do que deveria, mas é que realmente eu prefiro ouvir. Gosto de conversar com meus amigos sobre meu dia-dia, ideias e assuntos diversos, mas também gosto muito de simplesmente me calar e ouvir o que eles tem a me dizer. Gosto de aprender sobre diferentes pontos de vistas mesmo que nem sempre concorde com todos eles, contudo o simples fato de ouvir o que o outro fala, me faz aprender e evoluir.

Percebo que as pessoas tem uma grande necessidade de falar, de expor ideias, desabafar; e eu gosto de estar pronta a ouvir mas confesso que me irrito muito com os "sabichões" que encontro por aí. Aqueles que sabem tudo, que não deixam você terminar uma explicação, aqueles que fazem questão de discordar mas não fazem questão de entender. Quantas vezes você já tentou explicar algo mas a pessoa te interrompeu e depois acabou errando justamente por não te ouvir? Aposto que muitas.

Não tenho paciência para essas pessoas e quando me deparo com este tipo eu insisto uma ou duas vezes no máximo, mas se mesmo assim esta pessoa insistir em não ouvir, eu me calo. Bem já diz o ditado: "não jogue pérolas aos porcos". Afinal, também gosto de ser ouvida e acredito que é necessário que haja um equilíbrio entre falar e ouvir.

Outra vantagem que temos quando ouvimos mais do que falamos é que dificilmente alguém consegue nos enganar. As pessoas que falam demais entregam tudo, tanto as boas quanto as más intenções. Então deixo aqui minha proposta para você: pratique mais sua audição do que a sua fala. Ouça de verdade seus amigos e perceba que uma das muitas vantagens de ouvir é que além poder efetivamente ajudar o outro, você também passa a enxergar além.

Beijos,
Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário